domingo, 1 de abril de 2012

Série 3000


Por Diego Silva
Imagens: Acervo Pessoal

Bom dia, caros leitores! Estamos aqui, em mais um domingo, para contar a história de mais um trem. Nesse momento que vocês estão lendo essa matéria, muito provavelmente estarei realizando o exame da CPTM, no concurso para maquinista. Então, para aqueles que também estarão em avaliação, muita sorte para todos nós. Para vocês que não irão fazer a prova, que vão curtir mais um domingo em casa descansando com a família, obrigado por vir até o blog. Falaremos hoje sobre o Siemens 3000, um trem que está meio 'esquecido' na CPTM, uma vez que se fala muito pouco dessa frota. Apesar do número pequeno de trens, prestam serviços essenciais. Vamos dar início aos trabalhos:

Novo Siemens série 3000, abrigo Presidente Altino, 1999

Carro Siemens, em exposição na feira Negócios nos Trilhos, em 2000
Em histórias anteriores, comentamos que no fim dos anos 1990, a CPTM já estava interessada em renovar suas frotas, em outras palavras, ''aumentar as frotas''. Compraram trens como as séries 2000 e 2100. A terceira compra da Companhia foram os trens da série 3000. Na época, o principal trabalho desses novos trens era conduzir passageiros no eixo Brás-Luz-Barra Funda, na então 'Linha I' (Linha integração). Nessa época, estavam traçados os projetos de reforma da estação Luz (com o acesso subterrâneo para o Metrô), e da modernização da estação Brás (com cobertura completa e escadas rolantes).

Siemens 3000, estação Brás (1999/2000)
Siemens 3000 na estação Luz - Integração Centro

Nessa aquisição, a CPTM licitou 10 trens de quatro carros, baseados em aço inox, ar-condicionado e música ambiente. A compra foi baseada no novo padrão de 'metrô de superfície' adotado pela Companhia. Os trens circularam alguns meses no trecho da então Linha I, posteriormente seguindo para prestar serviços na Linha C (que na mesma época, estava ganhando suas novas estações). Na Linha C, circularam por muitos anos, ao lado dos trens da série 2100 (que circulavam com três carros nessa linha), dando conta da então menor demanda da CPTM. Com a abertura das novas estações, no ano 2000 (até então, a Linha C se fazia por Osasco, Pres. Altino, Ceasa, Pinheiros, Santo Amaro e Jurubatuba). Nesse tempo, os trens ainda circulavam com quatro carros (situação que foi contínua até o fim de 2010).

Umas das composições da série 3000 recebeu arte em grafite
 Veja o vídeo, da partida do trem série 3000 e seu peculiar 'som musical'. Vídeo gravado pelo amigo 
Ricardo Guimarães, do blog Diário da CPTM, na estação Presidente Altino

Uma das principais características dos trens da série 3000 é o seu peculiar som de partida, que lembra algum instrumento musical. Para quem viaja pela primeira vez nesses trens, percebe-se certa sinfonia na hora da arrancada, o que causa certa curiosidade. Nos princípios de operação, músicas clássicas eram executadas à bordo, similares às músicas que eram apreciadas nos trens da série 2100. Um ponto negativo do trem são seus assentos. São 'retos', causando certo desconforto para alguns usuários. Seu ar-condicionado também não é dos mais fortes, sendo alvo de reclamação de alguns usuários, em horários de pico principalmente. Em 2011, com a chegada de novos trens na CPTM, a frota 3000 foi deslocada para dar apoio operacional na Linha 8-Diamante, onde circulou até pouco tempo atrás. Ainda é possível ver um ou outro trem dessa série, mas grande parte está fora de operação. A começar pela sua quilometragem alta, que já estourou. Em breve, esses trens deverão ir para a revisão geral, muito provavelmente ganhando o novo padrão de identificação visual da CPTM, na cor vermelha.


Dados técnicos

Comprimento: 20,15 m/carro
Largura: 2,90 m

Peso
Sem carga: 175 t
Máximo com 6 pessoas/m²: 241 t
Máximo com 8 pessoas/m²: 258 t

Formação:
4 carros: Motor - Reboque - Reboque - Motor
8 carros: M + R + R + M + M + R + R + M

26 comentários:

  1. Pra mim já que eles não estão circulando mais, a CPTM deveria já moderniza-los, assim ganhando repintura interna com mapa dinâmicos encima das portas, trocar seus aparelhos de AC tirando o existente e pondo dois novos aparelhos em cada carro, dar novos bancos igual dos atuais da Alstom, trocar é claro todas as janelas dar mais pressão em suas portas e pintá-lo de vermelho!

    Assim gostaria de velos na linha 7 Rubi operando!!!!!! eles dariam muito bem aqui além de terem 8 carros são do mesmo tamanho que os 1700, assim poderia tirar os 1100 de operação e nas estações como o trecho Morato-Luz irá operar só com trens de 8 carros daria pra fazer igual no metrô colocar sinalização das posições das portas nas estações!!!!!!!!!!!!


    Eu particularmente adoro este trem!!!!!!!!!!

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    1. Se vcs ae ta reclamando, bem que podia trazer esse 1100 de volta para linha 10, mais trem pra gente

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    1. Existe um documento da gestão anterior que citava a realocação de frotas. Entre elas, a frota 3000 seria da Linha 7-Rubi...

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    2. Mas pelo que fique sabendo agora Diego, o 3000 vai para a L11 e o 2070 para a L12...

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    3. Tem alguns desses andando aqui na 7, já vi um indo sentido Morato, e sempre os vejo estacionados perto da estação do Piqueri

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  3. Eaê amigão Diego! Acabei de chegar da prova de maquinistas. Ufa, provinha difícil, mas agora é só esperar, quem sabe...
    E sobre nosso querido "Trem Alemão"? Veloz, resistente, com uma equipe exemplar, nota dez, no caso da Siemens (um trem que não nos dá trabalho).
    Aquela sinfonia musical da arrancada é inesquecível e automaticamente nos faz sorrir ao ouvi-la. Destaque negativo para os bancos, mas é um ótimo trem.
    Interessante, a frota está praticamente parada. Semana passada tinha apenas 1 circulando na linha 8. Parabéns pelas fotos. Abraço!

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    1. Prova complicada, hein amigo? Vamos esperar as boas notícias. Esse trem é excelente, apesar dos assentos nem tão confortáveis. Sorte com tudo!

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    2. Te garanto Diego e Paulo que a prova que fiz agora (001/2014) estava muitissimo mais complicada..........rsrsrsrs

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  4. Excelente trem no meu caso não senti nenhum desconforto nele a musiquinha dele que é muito bacana ou seja um trem que tem a sua própria identidade.

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  5. Bela matéria novamente. Espero que tenham ido bem na prova, vamos aguardar.
    Bom, vamos lá.
    Falou-se dos assentos que são "retos". Eu não posso dizer muito por ter andado neste trem duas vezes apenas. Talvez seja ruim mesmo para tirar um cochilo, mas vamos considerar o estofado melhor de todos que ele tem. E melhor ainda fica se compararmos com os assentos do 4400 que eu não acerto a postura mesmo. Esse trem tem essa peculiaridade do som na tração ao partir. O 2000 tem som de partida legal também, quando para. Mas nada como o 3000 partindo. Quando andei na primeira vez, fiquei curioso, nas próximas estações fiquei com aquele ouvido atento e com cara de curiosidade. Depois então fui descobrir os trens e constatar que é intencional esse sonzinho.
    Para finalizar, a questão de ser o trem mais raro (´tô chutando) e não ser tão velho assim. Com a operação em 8 carros então, eles sumiram. Ficava encucado pensando: "Os 1000s e até os 2070 foram revisados, e os 3000?" Acredito que seja por questão de disponibilidade. O 2000 hoje respira melhor porque podem revisar mais trens com a presença dos 7000. Sonho seria ver esta série da matéria de hoje no EL, mas fica como sonho, nada é como queremos.


    Abraço

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    1. Obrigado, Bruno! Os assentos são bons, os estofados são os melhores, porém, são completamente retos, exigindo uma postura estranha. No meu caso, que sou alto, sinto certo desconforto. Quando começou a operação com 8 carros, os trens passaram a ser 5 (eram dez, quando rodavam com quatro carros), de fato sumiram. Seria muito legal ter eles no EL, mas com os usuários que temos, eles não durariam dois anos, infelizmente.

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  6. O trem da serie 3000, na minha opiniao, em termos de estabilidade de conducao e o melhor de todos, no qual desepenha boa velocidade, e quase nao balança, o ponto negativo desta frota sao seus assentos que sao ruins, mas fora isso e um otimo trem. Ja esta na hora de um revisao, dado que quase todas as unidades se encontram bastante vandalizadas, e pelo que o caro Diego informou, parece que ja atingiu quilometragem para isso. Parabens Diego, mais uma bela materia.

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    1. Obrigado, Arquiteto! De fato, chegou a hora da revisão geral dessa frota... Já estão bastante judiados para continuarem circulando.

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  7. O som de partida desses trens são demais, gosto bastante deles, pena que eles são um pouco esquecidos pela CPTM.

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  8. Nunca tive a oportunidade de andar neste trem, achei bem interessante este som que ele emite na partida. A propósito neste vídeo ele sai bem rápido da estação, fico imaginando quando eles circulavam na linha 9 junto com a série 2100, só nesta arrancada já encostava no CAF a frente... rs
    Tomara que a CPTM efetue a modernização desta frota, pois são composições novas e podem rodar ainda por muitos anos.
    Abraços Diego e parabéns por mais esta matéria.

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  9. Realmente pessoal a prova estava dificil.nossa parte a gnt fez.agr e esperar e conferir o resultado e torcer.uma coisa q me deixou surpreso neste domingo foi ver o nuuuumero de mulheres q tinha na escola onde fiz o concurso.mto grande.na minha sala mesmo era eu e mais 4 homens e o resto so mulher.outra coisa consideravel tbm foi o numero de faltas.fui um dos ultimos a sair e pude ouvir 3 monitoras conversando e dizendo que la haviam faltado 700 pessoas e no jabaquara mais 900.um amigo meu q fez a prova no bairro da agua branca tbm disse q la faltaram por volta de 400 e poucas pessoas.bom na pior das hipoteses deste jeito ja anima um pouco saber disto pois ai ate kem foi mau na prova ja vai estar meio q garantido pelo menos pra prox etapa. Hehe

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  10. Falando agr um pouco sobre o siemens 3000.lembro qdo pegava ele na integracao centro.ele todo novinho.era a coisa mais linda.o curioso deste trem e q msm nos dias d hj ele ainda mantem akele cheirinho d trem novo.e uma frota q tenho um carinho mto especial.talvez por ter tao poucos dele.e igual eu disse pra mh namorada.os 3000 e cm se fosse um complemento dos 2070.axo q por ter tao poucos tbm essas 2 frotas se completam.e quase cm se fossem da msm serie.eu e mtas outras pessoas q andam pela linha 9 se acostumou a smp ver pelo trecho 1 serie 2070 e depois um serie 3000 lg atras.depois outro 2070 e outro 3000.juntando essas 2 series da 10 unidades de 8 carros um numero ja consideravel.acredito q seria sim interessante a revisao com a pintura no padrao cptm vermelho.este trem iria fikar lindoooo.e tbm a pintura dos 2070 azuis na cor vermelha fikaria mto interessante.ai poderiam tirar os 4 cafs 7000 da L7 e joga na L9 e padronizar de vez as linhas 8 e 9 so com cafs 7000/7500/8000 e mandar os 3000 pra linha 7 e os 2070 se n der certo na 11 bota na 7 tbm e ta td certo.

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  11. Segundo meus arquivos estes trens da Série 3000 da Siemens tem por velocidade máxima de 120 KM/H. podem ser ótimos substitutos dos baleados CAF 440 da Linha 10 Turquesa. XD

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    1. MatheusIVI o Siemens 3000 não vão substituir os CAF 2100 por ser um trem com menos frota apenas 5 trens de 8 carros e o 2100 tem uma frota de 24 trens de 6 carros e está muito bom nessa linha basta apenas uma nova revisão geral nos demais trens que faltam pra ele continuar rodando e se você não sabe esse trem tem apenas 14 anos de serviços prestado e eu acho que é muito cedo substitui-los.

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  12. AGORA QUE ESTÃO CHEGANDO OS NOVOS CAF - 8000 PRA LINHA - 08 E OS SIEMENS - 3000 ESTÃO PARADOS, MAIS COMO FROTA RESERVA, PELO QUE PODEMOS OBSERVAR, A CPTM PODERIA DESIGNALOS PARA OPERA APENAS NAS HORAS DE PÍCO DA LINHA - 09, NO LOOP JURUBATUBA / PINHEIROS.

    COMO SÃO 05 COMPOSIÇÕES DE 08 CARROS, NORMALMENTE FICA UMA NA REVISÃO E OUTRAS QUATRO RODANDO. SENDO ASSIM POSSIVEL, DEVOLVER MAIS 04 CAF - 7000 PRA LINHA - 07, POR EXEMPLO.

    PODERIAM DEIXAR OS 3000 PARA OPERAR APENAS O LOOP PINHEIROS / JURUBATUBA, COM MAIS ALGUM ALSTOM - 2070 PRA COMPLETAR A FROTA DESTE LOOP.

    FICARIAM 0S 7000 E 7500 PARA OPERAR A LINHA TODA, SENDO DEVOLVIDOS MAIS 04 7000 PRA LINHA 07, OU 02 PRA LINHA 07, E 02 PARA A LINHA 12.

    Enfim...

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  13. Bom dia pessoal!

    Acredito que estes trens da Série 3000 são nada mais, nada menos que os trens Série 5000 modernizados. É que não tenho como postar uma foto fazendo este comparativo, mas observem a semelhança. O layout do vagão, janelas que hoje é composto por apenas um vidro, a forma das portas e até mesmo parte da suspensão.

    Será que o governo tentou nos enganar dizendo que estes trens foram adquiridos e não modernizados?

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    1. Confesso que desde quando vi esses trens pela primeira vez, ate poucos anos atras (antes de comecar a ler a respeito de trens), eu jurava que os 3000 era 5000 modernizados. Concordo que as duas series sao absurdamente semelhantes.

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  14. Concordo com o John.

    De quando vi os trens da serie 3000 pela primeira vez, ate pouco anos atras (quando comecei ler a respeito de trens), eu jurava que eles eram trens da serie 5000 modernizados. A semelhanca entre os dois e realmente brutal.

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  15. TENHO UMA PERGUNTA:
    Onde foi parar aquele sonzinho do 3000?

    Eu estava andando na linha 7-rubi e esses trens não estavam fazendo o som de partida!!

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  16. Na minha opinião em um trem horrível para a operação na linha 7, tendo em vista ser uma viagem relativamente longa para se fazer sentados nesse bancos horríveis, ou ate mesmo em pé já que o famigerado ar condicionado parece simplesmente não existir, lotado então nem se fala parece literalmente uma lata de sardinha !!! Na verdade a cptm deveria pensar seriamente em aquisições de composições de 12 carros de preferencia de 2 andares, Porque do jeito que anda as coisas por aqui logo logo vai dar prolema !!!!!!!!

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